Pediatras ou Internos de Pediatria que trabalham em consultas de referência na área da obesidade pediátrica em hospitais portugueses, do continente e das ilhas.

Fazendo um pouco da curta história do GNEIOP, importa lembrar como nasceu a ideia.

Desde há alguns anos que alguns pediatras vinham sentindo a necessidade de partilhar experiências e criar consensos na abordagem da obesidade da criança e do adolescente, quer na perspectiva clinica quer terapêutica. Esta necessidade de criar um grupo de discussão era exacerbada pela total ausência de consensos relativamente à intervenção na comorbilidade cardiometabólica da obesidade, particularmente na criança. Preocupados com estas questões e necessariamente com a melhoria da prestação dos cuidados às crianças e adolescentes obesos que tinham sob a sua responsabilidade, um grupo inicial de 2-3 pediatras que depois se foi alargando a 5-6, começou a reunir-se mensalmente no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Porto. Destas reuniões foi nascendo a ideia de alargar o debate e a partilha de experiências a um grupo nacional, surgindo então a oportunidade de, em 2012, concorrer à Bolsa MeadJhonson da Sociedade de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

A Bolsa foi atribuída ao projecto "Grupo Nacional de Estudo e Investigação em Obesidade Pediátrica (GNEIOP): grupo multicêntrico nacional” da autoria de Carla Rêgo, Lígia Peralta, Céu Espinheira, Andreia Teles, Carla Laranjeira, Carla Meireles, Helena Mansilha, Lia Ana Silva, Laura Oliveira, Cláudia Camila, Altamiro Pereira, sendo este grupo o "núcleo fundador" do GNEIOP.

Em finais de 2012 iniciou-se o contacto/convite aos Directores de Serviço a nível nacional no sentido de indigitarem um elemento já a trabalhar ou com intenções de vir a trabalhar em obesidade, caso estivessem interessados em participar no projecto. A 6 de Abril de 2013 realiza-se a 1ª Reunião Nacional do GNEIOP. À data desta reunião o Grupo inclui 39 pediatras de 34 hospitais do continente, Açores e Madeira.

Apoio: logonestle